Pólítica com tempero: o blog de curiosidades gastronômicas sobre acontecimentos sociais, políticos e culturais

domingo, 15 de novembro de 2009

A cerveja e o menino



O Brasil é campeão mundial em reciclagem de latinhas, com um índice de 96,2%, segundo a Associação Brasileira de Alumínio (Abal). Os números não negam a supremacia nacional e, vira e mexe, alguém se gaba do fato. Mas qualquer pessoa um pouco mais esclarecida consegue perceber que a liderança brasileira não acontece graças à consciência socioambiental da população, muito menos a programas governamentais: é uma questão de necessidade.

O rapaz da foto tem apenas 5 anos de idade, mas já conhece a realidade da reciclagem muito bem. Mora na pequena praia de Ponta Negra, em Paraty, litoral do estado do Rio de Janeiro. Apesar de o paradisíaco local estar na região Sudeste do País, tida como a mais desenvolvida, não conta com um privilégio que todos consideram indispensável – ainda mais em tempos de apagão: a luz elétrica.

A praia, de pequena extensão, possui dois bares, que por terem gerador, conseguem vender cerveja gelada aos visitantes. Nos finais de semana e feriados, muitas das pessoas que se hospedam na Praia do Sono, ao lado, fazem uma trilha para a Ponta Negra. A praia lota e o menino se posiciona estrategicamente no Bar da Bikinha, esperando os turistas degustarem uma “gelada”. Assim que acabam, vai, educadamente, buscar a latinha restante.

Antes de posar para a foto acima, ele mostrou a sua sacolinha azul lotada e me disse: “já estou com umas dez latinhas, meu pai vai ficar feliz”. Alumínio vale dinheiro, essa é a grande questão. O pai de garoto é pescador. Para bom entendedor...

Caio é a prova de que o país que é capa da The Economist, vai sediar Olimpíadas e Copa do Mundo, ainda tem muito chão pela frente. No dia em que formos campeões de reciclagem por consciência ambiental e não por necessidade de subsistência, podemos começar a conversar.
Por Política com tempero

Nenhum comentário: