Pólítica com tempero: o blog de curiosidades gastronômicas sobre acontecimentos sociais, políticos e culturais

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Obama e a gastronomia

Tudo o que Barack Obama faz vira notícia. Natural para o homem mais poderoso do mundo. Mas a imprensa norte-americana tem verdadeira obsessão pelo cardápio presidencial. Basta o presidente experimentar qualquer prato que saia do protocolo e a informação vira notícia internacional. A rede televisiva CNN noticiou no último domingo (10 de maio) duas escapulidas do líder.

A primeira foi uma tentativa de ficar a sós com a esposa Michelle. Segundo a reportagem, antes de virarem o primeiro casal da América, os Obama costumavam “namorar” pelo menos uma vez por semana. Durante os cem primeiros dias na presidência, não conseguiram manter a tradição. Resolveram, então, agendar uma noite romântica, dia 4 de maio, no badaladíssimo restaurante Citronelle, do chef Michel Richard (fotos), no charmoso bairro de Georgetown.

O local é reconhecido como o melhor estabelecimento da capital federal e ironicamente foi um dos restaurantes retratados no filme “Uma noite com o presidente”.

Ao chegarem havia mais de 200 pessoas na porta, além de 30 jornalistas. Mesmo assim, mantiveram os planos, sentaram em uma mesa reservada e pediram dois dry martinis. Ele comeu costelinhas, ela hambúrguer de lagosta. Detalhe para ser aprendido no Brasil: a conta, de 200 dólares, foi paga com cartão pessoal do presidente. Michele ainda distribuiu beijinhos ao chef.

O segundo fato noticiado exaustivamente foi a ida do presidente, juntamente com o vice Joe Biden, à lanchonete Ray's Hell Burger, um estabelecimento comum, em Arlington, na Virginia. O primeiro pediu sanduíche de cheddar e o segundo, cheeseburger. Qual é a novidade nisso?

Realmente, cada vez mais acredito que a comida tem verdadeiro poder político, unificando as pessoas e causando automática identificação dos homens públicos com a massa. Alguém duvida?

E por falar em Obama... Com a renovação da Casa Branca, Washington entrou para a mira da revista People. Famosa por noticiar fatos envolvendo celebridades, a publicação faz periodicamente o ranking das 100 pessoas mais bonitas do mundo. Neste ano, destacou beldades do novo governo. A lista inclui o secretário do tesouro Timothy Geithner, o chef de cozinha oficial Sam Kass e, é claro, a primeira-dama Michele.

Nenhum comentário: