Pólítica com tempero: o blog de curiosidades gastronômicas sobre acontecimentos sociais, políticos e culturais

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Jantar chique com o dinheiro alheio

Acho que nem é preciso dizer que a verba indenizatória de R$ 2,2 milhões gasta no primeiro semestre deste ano pelos senadores nacionais inclui abusos relacionados à alimentação que vão do cafezinho do gabinete a despesas em restaurantes para “reuniões políticas”.

Afinal, como o dinheiro é liberado mediante apresentação de nota-fiscal, elas acabam vindo das mais diferentes fontes. Gastos com locomoção, alimentação, hospedagem, combustíveis e lubrificantes são os preferidos.

O líder dos tucanos na casa, senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), ainda admitiu ter dúvidas quando à utilização um tanto quanto “gastronômica” do dinheiro público, informa a organização Transparência Brasil: “Por conta da falta de regulamentação, era tudo muito vago. Eu me questionava: posso pedir o ressarcimento dos gastos em um jantar com prefeitos?”, disse o parlamentar.

O pior detalhe é que o contribuinte não possui o direito de saber quanto e onde cada senador usou especificamente a verba. Em outras palavras, eles podem levar quem quiserem ao restaurante que bem entenderem e nenhum eleitor vai ficar sabendo. Isso é Brasil!

Nenhum comentário: