Pólítica com tempero: o blog de curiosidades gastronômicas sobre acontecimentos sociais, políticos e culturais

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Meia Berlusconi, meia... Napolitano



Ao ouvir falar em Napolitano, acredito que a primeira coisa que vem à cabeça de quase todos os indivíduos brasileiros é comida. Mais especificamente a pizza ou o sorvete sortido com chocolate, creme e morango. Perfeitamente compreensível!

Uma pequena parte lembrará que napolitano é um indivíduo nascido na cidade italiana de Nápoles, segunda maior região metropolitana daquele país e principal expoente da região Sul. Não é por coincidência que ainda é a cidade natal da pizza, onde se pode comer os melhores pratos deste quitute.

Agora, são poucos os que pensam em Giorgio: o Chefe de Estado italiano, que leva Napolitano no sobrenome e é constantemente ofuscado pelas trabalhadas do Chefe de Governo, Silvio Berlusconi. Tendo o magnata das comunicações como primeiro ministro, o país europeu precisa ter cuidado para manter as tradições democráticas e garantir a credibilidade das principais instituições.

Cabe exatamente a Napolitano – que é realmente procedente de Nápoles – a principal tarefa em meio a tudo isso: salvaguardar a Constituição, que, com sessenta anos de existência, é uma das mais consolidadas da Europa. Constantemente, Berlusconi diz que inúmeros itens da carta travam a sua governabilidade, limitando poderes.

Mas não é essa a finalidade de uma Constituição, limitar abusos e garantir o processo democrático? Para driblar essas amarras, o chefe de governo investe em decretos-lei, uma versão italiana das nossas Medidas Provisórias. O chefe de estado tenta brecá-lo a todo custo.

Com 82 anos e histórico político invejável, Napolitano foi eleito presidente em 2006, com apoio da centro-esquerda italiana. Ex-membro do Partido Comunista Italiano (PCI), o político parece ter como sina combater os fascistas, tanto os do século XX, quanto o do século XXI.

-------------------------

PS: Dizem as más línguas que verdadeira pizza napolitana leva apenas tomate, azeite de oliva, orégano e alho.

Nenhum comentário: