Pólítica com tempero: o blog de curiosidades gastronômicas sobre acontecimentos sociais, políticos e culturais

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Deus é amor... e comida

“A religião é o ópio do povo”. Certas frases são inesquecíveis e atemporais e essa – atribuída a Karl Marx – é uma delas. Em uma espécie de pesquisa antropológica, no mês passado, visitei o templo “mundial” da Igreja Pentecostal Deus é Amor (IPDA). Foi uma experiência única, que indico a qualquer pessoa que queira entender melhor o mundo.

Gigante, o templo localiza-se na Avenida do Estado em São Paulo. Recebe, aos domingos, fiéis do Brasil inteiro e, até mesmo, do exterior. Durante horas, é possível ouvir missionários pedindo dinheiro ou, como eles preferem chamar, dízimo. O ponto-alto do culto é a chegada de David Miranda, fundador dessa vertente evangélica.

Já idoso, ele aparece em uma cúpula localizada no centro do palco. Dizem que os vidros são blindados, pois o missionário recebeu inúmeras ameaças de assassinato. Se é tudo estratégia de marketing ou verdade, nunca vamos saber.

Durante a cerimônia, fiéis que consideram ter alguma coisa para contar sobem ao palco. Então, começam as sessões de milagres, quando cada uma dessas pessoas conta por que motivo considera que se salvou, as mudanças que teve na vida depois de começar a freqüentar o tempo.

Na primeira fileira do auditório, posicionam-se as pessoas com problemas de saúde (algum tipo de deficiência física ou, até mesmo, em camas posicionadas na frente do palco). O momento mais triste é quando o missionário resolve curá-las: alguns cadeirantes levantam-se e o milagre acontece, deixando a plateia em polvorosa.

Paralelamente ao culto, existe lá fora um verdadeiro mercado da fé, uma atração à parte, mas que, certamente, torna o programa dominical ainda mais atrativo às famílias que frequentam o templo. Todo tipo de comércio: roupas, bíblias, CDs, DVD e... comida, muita comida. Tudo feito sem procedência, com higiene duvidosa, mas todos os quitutes são apreciados pelos fiéis.

Certamente, todos retornam para casa com a certeza de ter vivido um dia especial, recebido alento espiritual e comido com qualidade. Um tema para reflexão.

Nenhum comentário: