Pólítica com tempero: o blog de curiosidades gastronômicas sobre acontecimentos sociais, políticos e culturais

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

10 bailes, 120 cozinheiros e uma posse com maratonas


Alguém já foi a dez bailes em uma mesma noite, ou, pelo menos, conhece alguém que tenha ido? Foi o que fizeram Michelle e Barack H. Obama na madrugada da última quarta-feira (22). O engraçado é que a televisão noticiou o fato como algo corriqueiro, a coisa mais natural do mundo: “Michelle e Obama ainda vão participar de dez bailes oficiais. Boa noite!”. Como assim DEZ?

Os dois passaram o dia inteiro em pé, andaram por Washington com um baita frio e ainda tinham uma verdadeira maratona pela frente. Alguns veículos de comunicação ainda questionaram por que eles não levaram as filhas, sendo que elas não iriam mesmo à escola no dia seguinte. Roubaram o bom-senso.

Como o assunto deste blog é política com tempero, não poderia deixar de dar mais detalhes sobre aspectos gastronômicos e sociais dos eventos, tradicionais entre os presidentes norte-americanos.

Pois bem, na verdade, para o casal da presidência, não se trataram de dez bailes completos, mas, basicamente, de dez danças em salões diferentes, cada uma seguida de discurso especial. A bebida oficial foi champanhe, bem específica para a celebração, mas servida quente, graças à grande lotação. Uma das maiores novidades da lista de eventos foi o Neighboorhood Official Ball (Baile Oficial de Vizinhança), destinado a moradores de Washington, ideia do Comitê Presidencial de Inauguração.

Para meu alívio (já estava achando que estou velha), seis dos eventos aconteceram no mesmo local: Walter E. Washington Convention Center.

Quem comanda a cozinha de lá desde os bailes inaugurais do segundo mandato de Bush é o chef Greg Sharpe. O cardápio para as 42 mil pessoas presentes incluia dois pratos principais: Frango Role à Italiana e Torteline com Molho ao Sugo de Tomate Orgânico. Sobremesas só foram servidas em dois dos bailes: os dos estados de Biden e de Obama.

Sinceramente, já fui a incontáveis jantares com melhores escolhas gastronômicas. O menu de Abram Lincoln, por exemplo, foi incrivelmente superior (veja na foto, o cardápio de um dos bailes da posse dele. A imagem é fornecida pelo Smithsonian Institute).

Para deixar tudo pronto até terça, Sharpe comandou 120 cozinheiros, que começaram a trabalhar no domingo. O chef relatou algo muito interessante em entrevista ao Washington Post: para os bailes de Obama, o Serviço Secreto norte-americano foi dez vezes mais severo nas inspeções e regras do que nos do antecessor, verificando cada detalhe da preparação das comidas oficiais. Detalhe: só de molho, foram preparados 900 litros.

Nenhum comentário: