Pólítica com tempero: o blog de curiosidades gastronômicas sobre acontecimentos sociais, políticos e culturais

sexta-feira, 6 de março de 2009

Glamour X realidade


No carnaval, pisei pela primeira vez em terras portenhas. Já conhecia a Argentina, devido a uma viagem para Bariloche, mas vivi a minha primeira visita a Buenos Aires. Antes de viajar, ouvi de grande número de pessoas que conheciam o local frases como: “vá para Puerto Madero, é um luxo”; “visite o shopping da Recoleta, é maravilhoso”; “a Calle Florida é uma perdição de compras”; “Palermo é puro glamour”; “ir para Buenos Aires é como respirar ares europeus”.

Antes de mais nada, quero dizer que amei a viagem, fiquei completamente encantada com a cidade e quero voltar, com certeza. Mas o que eu vi em Buenos Aires, com olhos mais críticos e menos embaçados pelas belezas do tango, foi uma cidade sulamericana com um leque tão grande de problemas que precisam de mais do que os dedos das duas mãos para serem enumerados.

Como povo consciente que são, os portenhos exibem um semblante repleto de medo e preocupação. Justo quando a economia do país começava a se recuperar após inúmeros baques, veio esta crise internacional, que tem feito a economia degringolar. Além disso, todos os cidadãos com quem conversei reclamavam da má conservação da cidade, com lixo acumulado em todas as esquinas, aumento da violência em diversos bairros, táxis caindo aos pedaços, trânsito caótico, etc.

Mesmo os restaurantes sofriam com a falta de manutenção, que influencia até na percepção de higiene. Já os famosos prédios históricos com arquitetura de estilo europeu precisam de um melhor plano de conservação e restauração. Parênteses: o famoso Teatro Colón já está sendo renovado.

O trem do metrô (subte) que leva à Plaza de Mayo é o mais antigo da América Latina e continua sendo o mesmo inaugurado em 1913. Claro que isso fornece um ar completamente especial ao local, até mesmo exótico, mas nada agradável às seis horas da tarde, quando os vagões lotam de uma maneira absurda, bem semelhante ao que acontece em São Paulo no mesmo horário. Com a diferença que, segundo denúncias públicas, o serviço portenho de metrô chega a ser perigoso de tão sucateado: faltam extintores de incêndio, mapas de evacuação e saídas de emergência.

Enfim, o fato é que, com o charme de Buenos Aires, para acalmar os ânimos depois da experiência do subte lotado, é possível tomar um sorvete Munchi de super doce de leite. Com certeza, o melhor do mundo! Certos sacrifícios valem à pena.

Um comentário:

Cinthya disse...

Sou apaixonada por Buenos Aires. Passei lá a melhor semana da minha vida. E sempre disse que voltaria no Carnaval, quando os turistas estariam no Rio ou em Salvador...
Eu me diverti gastronomicamente lá, muito porque sou facinha de agradar, mas a minha amiga Claudia não via a hora de matar saudades da comidinha mineira.