Pólítica com tempero: o blog de curiosidades gastronômicas sobre acontecimentos sociais, políticos e culturais

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Marias Antonietas brasileiras

“Se não tem pão, que comam brioches”. A famosa frase atribuída a Maria Antonieta – não se sabe ao certo se foi dita por ela, mas sem dúvidas poderia ter sido – entrou para a história por representar a ostentação em meio à pobreza, tocando, além de tudo, no direito mais básico de todo ser-humano: fazer, no mínimo, três refeições diárias. Infelizmente, o Brasil, assim como tantos outros países com números alarmantes de desigualdade social, está lotado de Marias Antonietas.

Duas delas me chocaram nos últimos dias.

A primeira e a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB). Em meio a turbulências internacionais, corte de cargos, anúncio de que o PIB do Brasil pode crescer míseros 0,5% em 2009 e até catástrofes causadas pela chuva no estado que administra, a tucana resolveu encomendar um “aviãozinho” de 26 milhões de dólares. Acho que nem é preciso dizer mais nada.

A segunda é uma singela elefanta cor-de-rosa: a casa noturna Pink Elephant, que foi recentemente inaugurada em São Paulo. Importado, o estabelecimento é nova-iorquino, com duas casas por lá, possui ainda uma sucursal em Utah, outra na Riviera francesa e São Paulo, no Jardim Europa!

Estima-se que a unidade brasileira custou aproximadamente 4 milhões de reais, segundo fontes não oficiais, e conta com pequenos “mimos”, como duas garçonetes por mesa e um banheiro com produtos Dior, exclusivo para convidados VIP. A capital paulista é realmente uma cidade elitista, sem capacidade para perceber que ostentar, especialmente em um país como o Brasil, não é chique.

O estilo Maria Antonieta está sempre em alta em terras tupiniquins. Ícones são ícones. Os brioches estão aí para comprovar.

PS: quer comer um bom brioche em São Paulo? Experimente a Mercearia do Francês.

3 comentários:

Anônimo disse...

Só pra constar, são duas garçonetes por mesa e ainda cai mulher do teto, pois uma foi parar nos ombros do Ronaldo fenômeno, ela jurou na TV que escorregou e caiu em cima dele, hehehehh.Se fosse eu era bem capaz de cair um segurança 4x4.

Anônimo disse...

o comentário acima é de Ralf Peres.

Anônimo disse...

Digamos que o Ronaldinho realmente combina com esse lugar