Pólítica com tempero: o blog de curiosidades gastronômicas sobre acontecimentos sociais, políticos e culturais

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

De outros carnavais

Um lugar onde o deus Baco, ou Dionísio, se sentiria lisonjeado, representado e honrado. Assim é a cidade de Bento Gonçalves (RS), onde acontece, até dia 24 de fevereiro, a Fenavinho – Festa e Feira Nacional do Vinho. O evento concentra 120 vinícolas de diversas regiões do Brasil. As estimativas são de que 120 mil pessoas devam passar pelo local até a terça-feira de carnaval.

Vendo um evento deste porte, com alto grau de profissionalismo e organização, não se pode deixar de pensar na diversidade brasileira: são vários países em um só. Na região do Vale dos Vinhedos, uma das únicas áreas demarcadas de vinhos reconhecidas pela União Europeia na América do Sul, amanhã não é uma data especial porque começa o carnaval. Pelo contrário, é um momento mais do que sagrado: época de colheita da uva.

Não haverá trios elétricos, axé, samba, funk ou qualquer outra expressão da cultura popular carnavalesca brasileira. Mas sim trabalho árduo em torno de uma verdadeira paixão, e necessidade econômica, da região: fazer bons vinhos, honrando a memória de Baco.

Vinícolas como Grupo Domno Brasil, Salton, Miolo, Lídio Carraro e Aurora estarão a todo vapor, enquanto os foliões se amontoam pelas ruas de Salvador, Recife, Olinda, entre tantas outras cidades nordestinas. Viva a diversidade!

---------------
Na foto, a fonte de vinho que abre a feira.

Nenhum comentário: